quarta-feira, 29 de junho de 2011

Raridade: o primeiro Skabadabadoo (1997)

Se você não tem mais de 20 e poucos anos, provavelmente você não se lembra do Skabadabadoo. Esse era o nome do programa de ska (o primeiro, talvez?) que foi ao ar na Brasil 2000 FM entre 1997 e 2002. Ou seja, é praticamente o avô do Skataplá.

Esse foi o programa responsável por fazer muita gente gostar de ska aqui em São Paulo (eu, por exemplo). Numa época em que a internet estava apenas engatinhando, o Skabadabadoo apresentava novidades para todos aqueles que gostavam do ritmo jamaicano e não tinham acesso às notícias e sons por falta de divulgação das revistas e rádios daquele tempo.

O programa era apresentado pelo Bruno "Kaskata" Lancelotti (atual dono da Radiola Records) e teve duas fases principais. A primeira com Luis Gustavo Shimabukuro, o "Alemão", em que o programa era inteiramente dedicada ao ska. E a segunda, ao lado de Daniel Konen, quando foi aberto o espaço pra outros ritmos musicais como o hardcore, o punk e a surf music, além de notícias sobre esportes radicais e a situação das praias e estradas.

Para ouvir o PRIMEIRO Skabadabadoo da história, que foi ao ar em 18 de janeiro de 2007, só clicar nesse link. Outros programas estão sendo disponibilizados no Mixcloud. Você também pode ouvir a participação do Kaskata no Skataplá, ao lado de Victor Rice, em um especial sobre o ska de Nova Iorque.

Agora a próxima missão do Kaskata é montar um arquivo com todos os antigos programas. Se você tem algum Skabadabadoo gravado aí na sua casa (seja em fita K7, MD, CD ou MP3), entre em contato com ele. O email é bruno@radiolarecords.com.br - A memória do ska brasileiro agradece.

3 comentários:

  1. Nossa ! não façam isso com o meu rude e podre coração !!! eu tinha gravado em k7 este programa (fita perdeu-se com o tempo...), pois já em 97 ouvia ska, reggae, rocksteady... vivenciei toda a cena dos anos 90', indo a shows e mais shows... o Skataplá veio reviver isso tudo, pena que a BR2000 mudou. Mas parabéns e obrigado por colocar o ska no "ar" de vez...

    ResponderExcluir
  2. Que máximo!!! Olha só 10 anos depois nasceria meu filho O Caio Mito.. mas não lembro oq estava fazendo em 1997... na 8º série.. irritando a professora de Geografia com certeza na sala de latão.. hahaaha... Bons Tempos!!!

    ResponderExcluir
  3. cara foi em dezembro de 2001 eu ouvi na radio brasil2000 a ultima vez o programa skabadabadoo um reggae muito louco nao me lembro o nome da banda mas eu lembro o nome da musica se chamava poisom esse programa era o melhor pena que a rádio ja era só ficou saudades valeu galera

    ResponderExcluir