quarta-feira, 27 de abril de 2011

O retorno do Coquetel Acapulco


A banda carioca Coquetel Acapulco está de volta à cena ska nacional e em nova formação. Para falar sobre o novo EP da banda, que marca a estreia da vocalista Silvia Tardin, convidamos um colaborador que entende do assunto: Paulo Monnerat, baixista de outra banda de ska do Rio de Janeiro, o Don Robalo, e criador do Twitter @ska_RJ. Essa é a primeira de muitas participações do Paulo por aqui, e em breve, vamos começar a procurar outros colaboradores.

O novo EP do Coquetel Acapulco - Por Paulo Monnerat

Coquetel Acapulco from coquetel acapulco on Vimeo.


O teaser acima define bem o que se passa aqui: O Coquetel Acapulco está de volta e com uma nova roupagem. O drink caribenho ganhou novos ingredientes sonoros neste EP, que apresenta a formação atual da banda com: Silvia Tardin (vocal), Filipe Rebello (bateria), Léo Mahfuz (baixo), Luiz de Marco (guitarra), Nando Arruda (trombone) e Pedro Sucupira (saxofone).


O trabalho novo vem com 3 músicas, que logo de cara chamam a atenção por trazer mais soul do que nunca e boas melodias misturadas ao ska tradicional marcante. Vamos a elas:


Me Deixe Saber – Essa está também presente no primeiro registro da banda. Volta agora com um belo jogo de vozes e uma cadência diferente graças ao novo arranjo de metais.

Que Tal Paris – É para mim a grande novidade da banda e mostra o caminho eles devem seguir a partir de agora. Uma introdução carregada de jazz preparando o ouvido para uma pegada muito dançante e com destaque para o sax de Pedro Sucupira.

Horizonte – Essa já fazia parte do set regular da banda (apesar de nunca ter sido gravada). É talvez a mais cadenciada e calminha do EP. Soa como uma balada rocksteady de um Slackers ou semelhante. O clima dela é ótimo.

A curiosidade do CD - mixado e masterizado por Sérgio Soffiatti (Orquestra Brasileira de Música Jamaicana) - fica por conta da forma como ele está sendo prensado. Segundo o próprio release da banda:

“O lançamento deste Ep segue a tradição copyleft do Coquetel Acapulco, com conteúdo totalmente disponível para download online. Os Cds serão impressos manualmente pela própria banda em uma série limitada, onde cada unidade terá um resultado gráfico único e exclusivo. Mas não é “só” isso, em breve existirá uma loja virtual com todo tipo de merchandising para os fãs, dentro desta mesma lógica de exclusividade e linguagem visual da banda.”

É tão raro ver banda independente de qualidade surgindo, fazendo música boa, insistindo em projetos autorais, enfim, nadando contra a maré, que ver uma banda como o Coquetel na ativa de novo e representando bem um legítimo ska brasileiro é algo bastante animador. Que sirvam de exemplo e continuem a trajetória, que a banda vai longe.

Ficou curioso? Baixe o EP no link: http://coquetelacapulco.bandcamp.com/

Quer fazer a sua comparação com a primeira formação da banda? Baixe no site Boteco em Paris o primeiro EP do Coquetel, de 2008.

Um comentário: